Semana Nacional da Conciliação acontece no Alto Solimões

A semana faz parte de uma campanha de mobilização organizada por cartórios e poder judiciário

9
Foto: Carlos Gossel

Inicia na segunda-feira passada (05), a Semana Nacional da Conciliação que é uma campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros. O objetivo é solucionar muitos processos judiciais que estão pendentes e que poderiam ser resolvidos por meio de acordos.

O  advogado e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jameson Damasceno, em Tabatinga, disse que os processos mais comuns são os de pequenas causas: ” 90% são do juizado especial cível e criminal – seriam os processos chamados de pequenas causas, até 40 salários mínimos. E questões de família podem ser resolvidas também, apesar de não serem do juizado especial.”

Ele explica que, em muitos casos, existem processos que não precisam de um advogado e podem ser resolvido entre as partes. Segundo o advogado, as causas processuais mais procuradas pelas pessoas em Tabatinga e demais municípios do Alto Solimões são os processos de pequenas causas.

A Semana Nacional da Conciliação é uma campanha de mobilização organizada pelos cartórios, o poder judiciário, em todo o Território Nacional.

Por: Marcello Bhacana/Portal Otambaqui