Polícia Civil alerta para os cuidados durante as compras na Black Friday

Uma dica importante é começar a comparar os preços reais dos produtos ou serviços com antecedência para checar se a promoção é real.

FOTO: Carlos Soares

Às vésperas da Black Friday, período de descontos atrativos no comércio, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil do Amazonas, alerta o consumidor para os cuidados durante as compras e dá dicas para evitar as fraudes.

Titular da Especializada, o delegado Eduardo Paixão diz que os cuidados precisam ser redobrados. Uma dica importante é começar a comparar os preços reais dos produtos ou serviços com antecedência para checar se a promoção é real.

“É importante verificar se não haverá aquele péssimo hábito de aumentar o valor para então diminuir no dia da Black Friday. Também é importante acessar o site Reclame Aqui ou o Consumidor.Gov, procurando por reclamações e denúncias contra determinada empresa, ver se é legalizada, e sempre ter cuidado com o frete, uma vez que nem compensa o preço reduzido do produto”, informou.

Outra orientação do delegado é procurar comentários nos perfis das redes sociais da empresa, verificar links suspeitos, ir a lojas virtuais com selo que comprove sua legalização ou mesmo comprar apenas em lojas indicadas por amigos de confiança. Estas ações ajudam a prevenir golpes de estelionatários, por exemplo.

Investigações – O consumidor que for vítima de crime durante a compra deve comparecer à Delegacia munido de provas, para que a equipe da Decon inicie as investigações.

O consumidor, ao adquirir o produto, precisa ter o cuidado de guardar o folder da promoção, o e-mail que recebeu da divulgação, prints da oferta do produto. Se depois descobrir que foi vítima de um golpe, nós pedimos que levem esses documentos para comprovação, para que possamos identificar se houve publicidade enganosa, se houve afirmação falsa ou enganosa. A Delegacia do Consumidor é um braço forte que o consumidor tem para punir o empresário que age com má fé e também recuperar o prejuízo do cliente”, afirmou o delegado.

A Decon está localizada na avenida Felismino Soares, 155, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul.

DICAS

• Compare o valor real dos produtos com os da promoção

• Verifique no site Reclame Aqui a reputação da empresa

• Em caso de compra pela internet, verifique o valor do frete, que pode estar acima do normal

• Procure por comentários nas páginas virtuais da loja