Indígenas de Tabatinga são campeões no II Jogos do Alto Solimões

O evento foi realizado na comunidade indígena de Filadélfia, localizada no município de Benjamin Constant, a 1.116 km de Manaus.

23
Foto: SECOM/PMT

O prefeito em exercício Plinio Cruz recepcionou a Delegação dos atletas indígenas de Tabatinga que ganharam o título de Campeões Gerais no II Jogos Indígenas do Alto Solimões realizado na Comunidade Indígena de Filadélfia município de Benjamin Constant.

Quero parabenizar todos os atletas e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer nas pessoas do Secretário Luizão, Executivo Picolé e o Coordenador Maguinho. Agradeço o Prefeito Saul que tem dado o apoio para a realização de mais uma conquista” disse o vice-prefeito muito emocionado.

Com objetivo de fomentar o esporte nas comunidades indígenas e fortalecer a cultura das etnias indígenas, foi realizado em Benjamin Constant, a 2ª Copa Indígena do Alto Solimões na comunidade indígena de Filadélfia.

O evento teve inicio na última segunda-feira (02), com solenidade de abertura, presença das autoridades como o prefeito de Benjamin Constant, David Bemerguy, representantes do Governo do Amazonas, SESAI, FUNAI, Dsei Alto Rio Solimões e Prefeitura de Tabatinga. Logo após, foram disputados os jogos de futsal.

Cerca de 17 delegações representando cinco etnias, Tikuna, Matis, Mayorunas, Marubo e Kokama dos municípios de Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Santo Antônio do Içá, totalizando cerca de 510 atletas participam dos jogos.

Texto: Camila Bonfim-Tabatinga