Detentos do sistema prisional no AM devem receber exames durante Novembro Azul

Campanha nas unidades visa reforçar importância de fazer exames preventivos contra câncer de próstata, além de distribuir um material para conscientização sobre a doença.

10
Exames de próstata devem ser feitos em detentos do sistema prisional do Amazonas — Foto: Divulgação

A ação, prestada pela Umanizzare Gestão Prisional, vai ocorrer em seis unidades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que a empresa atua como cogestora.

Os exames de PSA devem ser realizados pelos médicos e enfermeiros da Umanizzare em homens acimas de 45 anos. Os resultados devem ser entregues até a primeira quinzena de dezembro.

As atividades dentro dos presídios incluem ainda educação em saúde, discussão sobre estigmas relacionados aos exames de detecção do câncer de próstata e distribuição de material educativo e do laço azul, símbolo da campanha.

De acordo com a gerente técnica da Umanizzare, Sheryde Karoline, serão realizados aproximadamente 200 exames de PSA entre os custodiados do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDPM), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj fechado), Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT), Unidade Prisional do Puraquequara e na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI).

Além de conscientização sobre a importância da prevenção deste câncer haverá também a entrega de kits de higiene pessoal (sabonete, toalha, prestador de barba, creme e escova dental), distribuição de informativos e sorteio de brindes para os participantes.