Vereadores de Atalaia do Norte (AM) aprovam novo tabelamento do pescado

A tabela contém 35 tipos de pescados, divididos por qualidade. A maioria está protegida de pelo sistema de defeso. Dentre ele o pirarucu.

Arquivo EBC

A Colônia de pescadores Z-47, apresentou a Câmara de Vereadores de Atalaia do Norte, na noite de terça-feira (18), em sessão ordinária, a nova tabela de preço de pescados. A tabela contém 35 tipos de pescados, divididos por qualidade. A maioria está protegida de pelo sistema de defeso. Dentre ele o pirarucu.

Segundo o presidente da Camara de vereadores, Renato Tenazor, para atualização da nova tabela do pescado, a Colônia Z-47, contou com as recomendações do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM e pescadores associados.
Depois da aprovação na Câmara de Vereadores e sanção pelo prefeito.

O embate vai ser junto aos feirantes que comercializam pescados. Já que há muito tempo, reajustavam os produtos conforme lhes convinham. Com o novo tabelamento, o risco é parte do pescado sair do município para ser comercializado em cidades vizinhas.


A tabela, com sugestões de preços, discutida com pescadores. Apresentada em plenário, e apreciada pelos vereadores, fizeram reajustes e baixaram preços, por entenderem as dificuldades dos pescadores, já que também parte da população local não dispõe de muitos recursos financeiros. Os vereadores aprovaram a nova tabelamento do pescado, que segue para a sanção do prefeito Nonato Tenazor.  
O tabelamento depois de sancionado pelo prefeito, terá validade de um ano.

Por: Jambo Verde Blog