Tabatinga vai receber etapa regional da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena

Os temas da etapa regional vai ser atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades indígenas.

2
Foto: Nailson Tenazor

O município de Tabatinga, no Alto Solimões, vai receber a etapa regional da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), será realizada de 15 a 17 de outubro no auditório Amazônia Régia. As informações constam na Portaria Nº 1.730 publicada no dia 14 de junho, no Diário Oficial da União.

A 6ª CNSI ocorre num momento político crítico na história recente do país quando há uma crise institucional generalizada e são muitas as iniciativas de encolhimento dos direitos coletivos e seguridade social, especialmente através de cortes nos investimos públicos e do enfraquecimento direitos dos povos indígenas e demais minorias.

Neste sentido, um dos pilares da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será a defesa da saúde como direito de todos, que só poderá ser garantida pela manutenção e fortalecimento do SUS. Entre os objetivos da conferência está a atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada em 2002, para redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas.

A conferência, que tem como tema central “Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades indígenas”, deverá reunir cerca de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros.

*Colaboração de Gleissimar Castelo

Por: Portal Otambaqui