Tabatinga recebe encontro binacional sobre a segurança na fronteira com Peru

Representantes dos três países discutiram acordos de defesa para combater organizações criminosas e crimes transnacionais nas fronteiras.

Foto: Marcello Bhacana

Hoje (11) pela manhã, aconteceu em Tabatinga (AM), o encontro binacional para discutir e assinar o acordo de fortalecimento de segurança na fronteira entre o Brasil e o Peru.

Participaram desse encontro, o Ministro da da Defesa do Brasil, Raul Jungmann e o ministro da defesa do Peru, Jorge Nieto. No encontro, militares apresentaram o projeto-piloto do Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteiras (Sisfron), que está em desenvolvimento para aumentar a capacidade de vigilância e tomada de decisões na região da fronteira. O projeto está sendo desenvolvido pelo Exército na fronteira com o Paraguai, mas o objetivo é expandir em 2019.

Também foram apresentados resultados da Operação Ágata, que une as três forças e outros órgãos no monitoramento da faixa de fronteira de todo o território nacional. Em 2017, 11 mil agentes participaram da operação, que apreendeu cerca de R$ 27 milhões em produtos ilícitos.

A Operação Ostium, por sua vez, estabeleceu rotas de entrada e saída de tráfego aéreo nas fronteiras do País desde março, reduzindo em 75% o número de voos desconhecidos. Nesse período, 153 interceptações foram realizadas.

*Colaboração do Portal Brasil.