Presidente da FUNAI ressalta importância da Rodada de Negócios em Benjamin Constant

Para o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, o projeto ainda é novo, mas tem toda a capacidade de se desenvolver e ser modelo para os demais Estados brasileiros.

37
Foto: SEBRAE

Nos dia 28 de março, o SEBRAE em parceria com a prefeitura de Benjamin Constant e Fundação Nacional do Indio (FUNAI) realizaram Rodada Internacional de Negócios de Artesanato e Turismo em Benjamin Constant, no Alto Solimões. O evento movimentou cerca de R$ 200 mil, que foram distribuídos para as comunidades Korubo, Mayoruna, Mura, Desano, Kokama, Sateré Mawé, Marubo, Tikuna, Matis, Baré, Baniwa, Kulina e Tukano.

O presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, visitou na segunda-feira (1) a sede do Sebrae-AM em Manaus, e ressaltou a importância do evento, promovido pelo órgão para fortalecer a economia indígena através da venda de artesanato de padrão internacional, com forte valor agregado a partir da consultoria Sebrae em designer voltado para o mercado de classe A e contou com a participação de 13 etnias da região e 11 empresários dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A Rodada faz parte do projeto Brasil Original, que desde 2013 busca dar mais visibilidade ao artesanato indígena através do direcionamento da produção para o mercado nacional e internacional, agregando valor às peças por meio da biodiversidade e da consultoria do designer Sérgio Matos, um dos melhores do país. As peças já chegaram à França e à Colômbia, e algumas ganharam prêmio da revista Casa Cor.

Para o presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, o projeto ainda é novo, mas tem toda a capacidade de se desenvolver e ser modelo para os demais Estados brasileiros.

“O Estado do Amazonas tem a maior população indígena do Brasil. Por isso, nada melhor do que iniciar esse projeto aqui. O indígena quer vender o artesanato dele por um preço justo e que valorize o seu trabalho e a cultura da sua comunidade. O papel da Funai é de apoia-lo”, ressaltou Franklimberg.

Leia mais: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/5309-rodadas-de-negocio-de-artesanato-indigena-promovida-pelo-sebrae-movimentam-r-240-mil-para-comunidades-do-amazonas