Moradores de Tabatinga procuram consultas médicas no AmazonLog

Os atendimentos oferecidos no âmbito do exercício militar multinacional começaram nesta segunda-feira

14
Foto: Marcello Bhacana

O exercício militar humanitário AmazonLog17 começou nesta segunda-feira (06) com a prestação de atendimentos médicos a população de Tabatinga e de outros municípios da região do Alto Solimões. Conversaram com o Alô Fronteira pessoas que vieram em busca das consultas promovidas pelo evento.

Elas falaram sobre seus problemas de saúde e sobre a esperança que a possibilidade de uma atendimento especializado trouxe.

Durante o exercício, o Exército estima realizar cerca de 450 a 500 atendimentos diários às populações indígenas e ribeirinhas do Brasil e dos países vizinhos, nas especialidades de clínica geral, pediatria, ginecologia e oftalmologia. Além da estrutura do hospital militar de Tabatinga, parte dos atendimentos também é feita no hospital de campanha montado na base multinacional que abriga os militares participantes do evento.

As ações de treinamento de ajuda humanitrária envolvem militares dos três países que formam a tríplice fronteira – Brasil, Colômbia e Peru – além de um contingente dos Estados Unidos e observadores internacionais. A simulação conjunta que acontece até o dia 13 de novembro abarca atividades como treinamento para resgates, suprimentos, manutenção e transporte, além de prestação de serviços de saúde.

Colaboração de Luciano Nascimento, da Agência Brasil.