Ministério da Saúde entrega 50 barcos para ampliar atendimento indígena

Ação realizada no Dia do Índio beneficia mais de 1,6 mi famílias que vivem em região onde 95% do transporte é fluvial. Também serão entregues geradores e veículos terrestres

109
Foto: Marcello Bhacana

Cerca de 50 aldeias da região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Solimões serão beneficiadas com a entrega de 50 embarcações. Estes veículos irão reforçar e ampliar a assistência à saúde na região, onde 95% do transporte é fluvial o ano todo. A entrega foi realizada, nesta quarta-feira (19) – data em que comemora-se o Dia do Índio – em Tabatinga (AM), pelo ministro interino da Saúde, Francisco Figueiredo. Na ocasião, a comitiva do ministro também visitou  a sala da parturiente indígena da Maternidade Celina Vilacrez, espaço que garante às grávidas as práticas indígenas na hora do parto.

Foto: Marcello Bhacana
Foto: Marcello Bhacana

Também foram entregues 40 geradores de energia e três veículos Pick Ups, que vão atender dois Polos Base (unidades de apoio para o atendimento direto à população indígena) e uma Casa de Saúde Indígena (CASAI). A todo, o Ministério da Saúde investiu R$ 970 mil.

Os novos equipamentos vão permitir reestruturar e dar agilidade ao atendimento de cerca de 1.650 famílias ribeirinhas e 9 mil indígenas. As embarcações, equipadas com motores de 15hp, somam-se às 50 já entregues, em agosto de 2016, pelo Ministério da Saúde, para apoiar no deslocamento dos profissionais de saúde e nas remoções de urgência dos pacientes aos Polos Base e Unidades de Saúde de referência.

Os 40 geradores de energia, que também serão entregues, devem melhorar a condição do atendimento e suprir as necessidades das Unidades de Saúde, Polos Base, os sistemas de abastecimento de água dos locais que ainda não dispõe de energia elétrica, além das salas de vacina em caso de interrupção de energia no local.

Saiba mais: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/28159-ministerio-da-saude-entrega-50-barcos-para-ampliar-atendimento-indigena