Mais de 70 mil indígenas são atendidos pelo DSEI Alto Rio Solimões

As etnias atendidas são as ticunas, kaixanas, kokamas, uitoto e outras que são atendidos pelo Distrito Sanitário Indígena do Alto Rio Solimões.

5
Foto: Marcello Bhacana

O Coordenador do Distrito Sanitário Indígena do Alto Rio Solimões (DSEI), Weydson Pereira, falou da estrutura e sistema de logística para o atendimento a saúde básica indígena.

Segundo Weydson,  dos 34 distritos de saúde indígenas espalhados pelo Brasil, os distritos da região norte, em especial do Alto Solimões, são os mais afestados pelas grande distâncias, precisando de vários tipos de transportes como aéreo e fluvial, diferente do centro-oeste e nordeste do país que possuem estradas e rodovias.

Weydson ressalta ainda que a Sesai possui 68 casais e mais de 760 equipes multidiciplinares que moram dentro da aldeia, além de 355 pólos bases. No Amazonas, a Sesai, possui cerca de 7 distritos para atender cerca de 195 mil indígenas. No Alto Solimões, são mais de 70 mil indigenas atendidos.

Ouça a entrevista: http://radios.ebc.com.br/boa-noite-solimoes/2018/08/mais-de-70-mil-indigenas-sao-atendidos-pelo-dsei-alto-rio-solimoes