Inscrições abertas para Especialização em Vigilância em Saúde em Tabatinga

O curso de Especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde, vai ser oferecido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia)

133
Foto: Nailson Tenazor

De 11 a 25 de junho estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Primária à Saúde, oferecido pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia).  O curso está em sua segunda edição, e assim como a primeira, será realizado no município de Tabatinga (AM).

O curso é gratuito e destina-se a profissionais de nível superior que atuam em unidades básicas de saúde ou em unidades de saúde da família na região amazônica. Serão ofertadas 50 vagas, distribuídas entre Brasil (20), Colômbia (10), Equador (10) e Peru (10). Os candidatos estrangeiros devem ser indicados pelos órgãos competentes de seus países.

A segunda edição do curso é resultado ​de parceria entre Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde (Aisa-MS), Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Organização Panamericana de Saúde (Opas), e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O curso será realizado em período integral (matutino e vespertino), em sistema modular, uma semana por mês, de segunda a sábado. A carga horária total do curso é de 440 horas, sendo 360h presenciais e 80h dedicadas ao trabalho de conclusão de curso.

O objetivo do curso é qualificar profissionais que atuam em cuidados primários de saúde para implantação e desenvolvimento de ações de Vigilância em Saúde no plano territorial-local, promovendo a integração entre oferta de cuidados de APS e ações de vigilância na rede básica de serviços de saúde.

Para se inscrever o candidato deve acessar a Plataforma Siga, da Fiocruz. São necessários os seguintes documentos: ficha de inscrição (disponível na Siga); currículo; carta de liberação para cursar a pós-graduação lato sensu (fornecida pela chefia imediata do candidato); declaração de disponibilidade do candidato para cursar a pós-graduação; passaporte com prazo de validade (no caso de alunos estrangeiros); histórico escolar do curso de graduação; e certidão de nascimento ou casamento.

O edital estará disponível a partir da segunda-feira, 10/6, no link https://amazonia.fiocruz.br/?page_id=28031