28 C
Tabatinga, AM
Bem Vindo hoje é terça-feira, 15 agosto de 2017

Tabatinga

Tabatinga no Alto Solimões, é a porta de entrada do Brasil, faz fronteira via terrestre com a cidade de Letícia na Colômbia, através de uma avenida que liga os dois países, e via fluvial com a vila de Santa Rosa no Peru.
A diversidade cultural, gastronômica, étnica e ambiental de Tabatinga e a fronteira, são as principais características do município.

Tabatinga é a porta de entrada, por via aérea, para os municípios de Alto Solimões.

O movimentado porto fluvial, o colorido mercado, merecem uma visita antes de embarcar para outros municípios da região ou para um hotel de selva.

Parques, reservas naturais, centros de orientação permitem aos turistas de conhecer e aprofundar os temas da fauna e da flora local.

A Fauna em Tabatinga é rica em biodiversidade, por estar na maior floresta tropical do planeta (Amazônia) peixes, pássaro, insetos e repteis além de várias outras espécies. A Flora de Tabatinga é constituída por dois tipos de florestas, mata ciliar, ou seja, a floresta que ocorre ao longo dos cursos d’agua, como margens de rios, lagos e igarapés e as florestas de terras firmes.

A região estava integrada ao Município de Benjamin Constant, em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional N° 12, o subdistrito de Tabatinga é desmembrado de Benjamin Constant, passando a constituir Município autônomo e parte integrante do Estado do Amazonas. A instalação do Município se deu em 1° de fevereiro de 1983, com a posse dos vereadores eleitos, em um total de 15, e empossados em 27 do mesmo mês e ano.

TabatingaNa cultura, Tabatinga diferencia-se dos outros municípios, pela mistura de hábitos, costumes e tradições, influenciados pelos diferentes povos que convivem em harmonia na área de fronteira, compostos por brasileiros, colombianos, peruanos e indígenas de ambos os países. Gastronomia, aspectos histórico-culturais (religioso, militar), étnico-cultural, artesanato, esportivos, eventos festivos e comemorativos, folclore (lendas, mitos, crendices e curiosidades), artísticos e entre outros formam a cultura do município.

PREFEITO
Saul Bemerguy 

DADOS DA CIDADE

Aniversário: 01 de fevereiro
Fundação: 10 de dezembro de 1981
Gentílico: tabatinguense
CEP: 69640-000
População: 61.028 hab.
Distância: até a capital 1,105KM
Altitude: 65 m acima do nível do mar.
Área Territorial: 3.236,87 km2
Habitantes: 58.314 (IBGE 2013)
Temperatura Média: 25º C

280px-tabatinga-svg

Tabatinga,AM
nuvens dispersas
29.5 ° C
32 °
28 °
66%
1.5kmh
40%
qua
31 °
qui
32 °
sex
29 °
sáb
27 °
dom
32 °

Os Pontos Turísticos de Tabatinga são históricos, étnicos, ambientais e culturais, como o Parque Zoobotânico e Museu da Historia Militar. A Igreja de Santos Anjos, Construída na década de 70, tornou-se a primeira igreja Católica do município de Tabatinga.Os Marcos de Fronteira, datados em 1952, que delimitam o Brasil com a Colômbia. O limite com o Peru é feito pelo percurso natural do rio Solimões. A Igreja Matriz, ou Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi construída em 1982. Localizada na Rua Pedro Teixeira, bairro D. Pedro I, representa um dos cartões-postais da cidade de Tabatinga, principalmente, pela sua estrutura arquitetônica grandiosa.

A base econômica de Tabatinga é composta pelos setores primário, secundário e terciário, embora alguns deles em pequena escala, a agricultura, pesca, comércio e o turismo são consideradas as principais atividades econômicas do município, na pesca destaca-se a comercialização do peixe liso como a Piraíba, principalmente, com a cidade vizinha de Letícia, na Colômbia, no setor extrativista as atividades são voltadas para a exploração de madeira, açaí e castanha do Pará, no setor terciário predomina o comércio varejista e atacadista que é muito desenvolvido e de grande destaque no cenário econômico do Município, aonde muitos turistas passam a consumir sapatos, confecções e demais produtos brasileiros.

No município de Tabatinga, sendo cidade de fronteira, está autorizada a instalação de lojas “free shop“, com isenções de impostos para visitantes, no respeito da Lei Federal n. 12.723 de 09 de outubro de 2012.

O setor de turismo é uma das atividades que vem crescendo em função da posição geográfica do Município, na área de fronteira entre Tabatinga e Letícia, e pelo único aeroporto da região.

O clima predominante no Município é o mesmo de toda a região amazônica, o Equatorial Quente e Úmido. A cheias dos rios da região geralmente acontecem nos meses de maio a julho. Localizada na área da Bacia do Rio Solimões e o rio Javari, em Tabatinga é possível visualizar o encontro do Rio Maranon- Amazonas (Peru) e o início do Rio Solimões (Brasil). Além do Rio Solimões o Município possui belos lagos, dentre eles o (Caiau) e igarapés (Takana e Urumutum), aonde é possível praticar canoagem e kaiak, visualizando a flora e fauna amazônica.

Distância da capital

  • Em linha reta entre Tabatinga e a Capital do Estado, 1.105 Km.
  • Por via fluvial entre Tabatinga e a Capital do Estado, 1.607 Km.

Serviços bancários: agência do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correios.

Saúde: unidade hospitalar equipada para prestar atendimento ambulatorial e 01 hospital militar de médio porte.

Segurança: delegacia da Polícia Militar, Polícia Civil. Polícia Federal e o Reforço da Força Nacional e ESFRON.

Para chegar em Tabatinga:Tabatinga

De Manaus:

Navios/barcos com saídas todas as quartas e sábado de Manaus, subindo o rio Solimões e parada nos nove municípios. Ao redor de 6 dias de viagens na ida e 4 dias de viajem na volta. Saída de Tabatinga para Manaus todas as quartas e sábado.

Lanchas/expresso rápido, com saída nas quintas-feiras de Manaus, subindo o Rio Solimões. Ao redor de 36 horas de viajem. Saída de Tabatinga para Manaus os sábados.

De avião

  • via Tabatinga (um voo diário através da empresa Azul Linhas Aéreas) e com transporte coletivo desde Tabatinga até Benjamin Constant. Duração do voo ao redor das duas horas;
  • via Letícia (dois voos diários de Bogotá com as empresas Avianca e Lam) e Táxi particular o coletivo até Tabatinga. Duração do voo ao redor de uma hore e meia.

De Benjamin Constant

Com transporte coletivo saindo do porto fluvial. As lanchas rápidas com 12 assento saem quando estão completamente lotadas. Duração da travessia ao redor de trinta minutos. Primeira travessia ao redor das 06h 30min. manha, última travessia ao redor das 17:30.

Dos outros municípios: Navio/barco e navio/barco rápido em transito de Manaus

De Iquitos/Peru: Navio/barco até Santa Rosa, com saída de Iquitos 4 dias ou Lancha/expresso rápido com duração de 12 horas a viagem.

Hotéis:

Tabatinga possui 26 hoteis, porém 07 são de grande porte com wifi, telefonia, café da manha, acomodações confortáveis, os demais hotéis são mais econômicos e popular.