Indígenas do vale do Javari em Atalaia do Norte (AM), ganham nova sede

A nova sede vai contar com 05 escritórios de cinco etnias do vale do Javari.

33
Sede Atalaia
Por: Nailson Tenazor

No último sábado (15), um fato relevante e histórico para o movimento indígena do Vale do Javari, ocorreu a inauguração da nova sede da União dos Povos indígenas do Vale do Javari – UNIVAJA. A reforma da nova sede do Univaja, se deu graças ao financiamento do Fundo Amazônia e parceiros.

Nas dependências da nova sede, cada etnia vai contar com um escritório para organizar ações dos habitantes das aldeias e da cidade. A sede também ganhou climatização completa. Além de um grande e confortável auditório para reuniões, climatizado e com banheiro.

A festa de inauguração reuniu centenas de meninos, meninas, homens e mulheres indígenas, muitos, caracterizados com adornos, que embelezaram a festa. Matis, Kanamaris, Marubos, Mayorunas e Kulinas, festejavam a grande conquista para os povos indígenas do Vale do Javari.

Com muita euforia, foi cortada a fita inaugural, onde o público presente, pode conhecer as dependências da nova sede do Univaja. Lideranças indígenas, autoridades locais, convidados, se reuniram no auditório para a cerimônia de agradecimentos.

Paulo Konampa Marubo, atual presidente do Univaja, agradeceu os presentes no evento. Além de exaltar a forças dos velhos e novos líderes do movimento indígena do Vale do Javari. Agradeceu o empenho dos parceiros e entidades internacionais que apoiaram desde o início a luta dos índios, no Vale do Javari.
A nova sede, também vai ganhar uma loja para venda de artesanato e artefatos indígenas, gerando renda para as famílias.

Por: Nailson Tenazor/Blog Jambo Verde