Governo do AM confirma envio de vacinas contra H1N1 para Tabatinga

36

A Secretaria Estadual de Saúde, informou que deve entre a terça-feira (19) e a quarta-feira (20), enviar os carregamentos das vacinas para 18 cidades nas calhas dos rios Juruá, Purus e Alto Solimões.

O município de Tabatinga, até o presente momento é a única que cidade do Alto Solimões que aparece no cronograma para receber as vacinas.

A última edição do Boletim Epidemiológico feito pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) registrou a notificação de 666 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Destes, 107 foram confirmados para o vírus da Influenza A (H1N1) e 96 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Somente em Manaus, 22 mortes por H1N1 foram confirmadas. Outras cinco ocorreram nos municípios de Itacoatiara, Japurá, Manacapuru e Parintins.

Outras seis mortes foram confirmadas em decorrência do SRV. A maior parte na capital.

A Susam afirma que 72% das pessoas que morreram entre fevereiro e março faziam parte do grupo de risco, composto por crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes ou obesidade, entre outras. Somente 60% dos pacientes que morreram receberam o antiviral usado no combate à doença.

A estimativa da Susam é imunizar mais de 1,1 milhão de pessoas do grupo de risco em todo o Amazonas durante a campanha de vacinação.