Governo do AM, afirma que vai receber 1 milhão de vacinas contra o vírus H1N1

A estimativa da Susam é imunizar mais de 1,1 milhão de pessoas do grupo de risco em todo o Amazonas.

7
Porto Alegre, RS - 04/04/2017 SMS, através da CGVS/Núcelo de Imunizações, recebe primeiro lote de vacinas vírus Influenza (gripe) 2017. Local: Sede CGVS Foto: Cristine Rochol/PMPA

O Governo do Amazonas anunciou o recebimento, até domingo (17), de um milhão de doses da vacina de combate ao vírus H1N1, que transmite a gripe Influenza A. O estado sofre um surto da doença, com mais de 20 mortes. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), um calendário de vacinação deve ser divulgado ao longo da próxima semana. A procura pela vacina aumentou em clínicas particulares, onde uma dose pode custar até R$ 150.

A preparação logística para distribuição entre os 1.535 postos espalhados pelo estado deve durar de quatro a cinco dias, a contar da data do recebimento.

Marcelo Magaldi, secretário municipal de saúde, afirmou que a meta é imunizar mais de 455 mil pessoas somente na capital. O número representa aqueles que estão no chamado “grupo de risco”, composto por crianças menores de seis anos, idosos, grávidas, diabéticos, hipertensos, pessoas com doenças crônicas e mulheres nos primeiros 45 dias pós-parto.

Segundo Magaldi, 186 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão a aplicação da vacina em Manaus.

A estimativa da Susam é imunizar mais de 1,1 milhão de pessoas do grupo de risco em todo o Amazonas.

Alta procura

Devido o aumento nos casos de contaminação pelo H1N1, a procura pela vacina de combate ao vírus em clínicas particulares aumentou. Uma dose da vacina pode custar até R$ 150. A cerca de uma semana, a Rede Amazônica esteve em uma clínica na Avenida Djalma Batista onde somente pela manhã quase 400 pessoas foram vacinadas.

Por: G1 Amazonas