Garantido vence Festival 2019 e leva 32º título para a Baixa do São José

25

Boi do Coração exaltou as lutas, alegrias e a liberdade do povo brasileiro nas três noites. Bumbá não vencia a disputa há dois anos

Com uma diferença de oito décimos (0,8), o Boi Garantido venceu o 54º Festival Folclórico de Parintins e conquistou o 32º título de sua história. A apuração das notas aconteceu na tarde desta segunda-feira (1º), no Bumbódromo de Parintins (cidade a 325 quilômetros de Manaus).

Apresentando o tema “Nós, o Povo”, o bumbá da Baixa do São José somou 1.258,4 pontos contra 1.257,6 do Boi Caprichoso. As duas últimas noites de Festival foram vencidas pelo Garantido. Já a primeira acabou empatada. Veja as parciais abaixo.

1ª Noite: Garantido e Caprichoso empatados com 419,2 pontos

2ª Noite: Garantido venceu com 419,6 contra 419,0 do Caprichoso

3ª Noite: Garantido venceu com 419,6 contra 419,4 do Caprichoso.

Na disputa específica entre as galeras, a do Garantido também levou a melhor: 90 pontos contra 89,6 do Caprichoso, na soma das três noites.

Tema

Para resgatar o título perdido nos dois últimos anos, o Garantido exaltou as lutas, alegrias e a liberdade do povo brasileiros nas três noites. O boi dividiu as apresentações em três subtemas: “O Boi das Lutas do Povo”, o “Boi da Alegria do Povo” e “Garantido: o Boi da Liberdade do Povo”.

O vermelho e branco deste ano foi concebido a partir da genialidade artística do coordenador da Comissão de Arte do Garantido, Júnior de Souza, sob a presidência do advogado  Fábio Cardoso e na voz inconfundível de Sebastião Júnior, o “Uirapuru da Amazônia”.

Apresentações

O Garantido usou de seu repertório de toadas tradicionais para apostar na emoção em uma sequência musical que levantou a galera vermelha e branca. De sucessos de Chico da Silva a  toadas deste ano, o passeio mexeu com as emoções até mesmo do levantador Sebastião Júnior. 

Fonte: Acritica