Benjamin Constant recebe ações da Campanha Outubro Rosa

No Amazonas, o câncer de mama e do colo uterino, são os que mais matam as mulheres do estado.

25
Foto: ASCOM

Portal Otambaqui recebeu a coordenadora da Campanha Outubro Rosa em Benjamin Constant a enfermeira, Emna Ribeiro, para falar das ações da Campanha Outubro Rosa 2019.

Emna, explicou que a campanha é realizada durante todo o ano e neste mês de outubro, recebe atenção especial, com o objetivo de alertar a todos para a prevenção e combate ao câncer de mama e colo uterino, que segundo a enfermeira são os que mais matam no estado do Amazonas.

A campanha em Benjamin Constant, teve inicio com a caminhada pelas ruas da cidade no dia 01 de outubro. Já no proximo dia 11 de outubro, tem atendimento de sáude e beleza, no Centro de Convivência da Familia. No dia 18, acontece atendimento especial as professoras das escolas do estado e municipal.

O dia D, de mobilização social acontece no dia 25 de outubro, com atendimento ampliado até as 17h, na UBS Alcino Castelo Branco, vários atendimentos como preventivo, testes rápidos, consultas e tratamento de beleza.

Para encerrar a campanha outubro rosa, em Benjamin Constant, a coordenação realiza a Zumba ao ar livre, na praça Frei Ludovico,a partir das 8h, aberto ao público com atendimento médico e palestras. Em 2018, 174 mulheres morreram vítimas de câncer de mama no Amazonas, apontou a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o órgão alerta sobre a importância da realização do exame para detecção precoce da doença. Atualmente, 700 pacientes estão em tratamento de quimioterapia na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Por: Portal Otambaqui