Aulas no simulador não vão ser mais obrigatórias para retirada da CNH

Redução de carga horária de aulas práticas entra em vigor em setembro no AM

10
Foto: 8BPM

A partir de 14 de setembro, quem quiser tirar carteira de habilitação na categoria B não vai mais precisar cumprir 25 horas de aula do curso direção, como previa a legislação anterior. Com a redução da carga horária, serão necessárias apenas 20 horas/aula para tirar a licença. Além disso, o candidato a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também não será mais obrigado a realizar aulas no sistema de simulador.

As mudanças foram anunciadas na manhã desta segunda-feira (8), em coletiva realizada na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Das 20 horas de aula de direção, o candidato pode escolher se quer cumprir cinco delas no simulador. “Caso não queira, ele faz as 20 horas no veículo automotor, normalmente”, disse o diretor presidente do Detran, Rodrigo de Sá.

A partir de setembro, as aulas noturnas, que antes correspondiam a 20% da carga horária das aulas práticas, serão reduzidas.

“Na categoria ‘A’ eram 4 horas noturnas e na ‘B’ eram 5h. Hoje passa a ser de uma hora de aula noturna para nas categorias”, disse o presidente.

A previsão é de que o valor dos pacotes sofra uma redução de preço após a diminuição na carga horária das aulas e a retirada dos aparelhos simuladores.

Leia mais: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/07/08/detran-am-reduz-carga-horaria-de-aulas-praticas-e-tira-obrigatoriedade-de-simulador.ghtml