Audiência Pública sobre “terras” é realizada em São Paulo de Olivença (AM)

11
Foto: Gracildo Kokama

Na última quarta-feira (28, foi realizada nas Comunidades Indígenas Kokamas de Monte Santo e São Francisco Xavier, município de São Paulo de Olivença-AM, uma audiência pública promovida pelas lideranças indígenas e comunitários das referidas comunidades, cujo objetivo era buscar uma solução para os conflitos fundiários que envolve o Assentamento do Projeto Casulo e povos indígenas Kokamas.

Foto: Gracildo Kokama

A etnia já reivindica há mais de 20 anos as áreas como Terras Indígenas. Nós últimos meses vem se intensificando os conflitos envolvendo indígena e assentados.

Lembrando que as terras reivindicadas estão em processo de estudo pela FUNAI, onde em 2007 sem consulta a toda a população se instalou o Assentamento Casulo. E para tentar amenizar esse problema foi promovida uma audiência pública para ouvir ambas as partes.

Foram convidados o Ministério Público Federal, o INCRA, através do chefe do Posto só Alto Solimões, FUNAI, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal. SEMEC, SESAI, e outras organizações indígena. Apareceu apenas a FUNAI na pessoa da Senhora Coordenadora, Mislene Mendes, o presidente da Câmara de Vereadores, Senhor Carlos Márcio, o Secretário Municipal de Terras e Habitação, representante do DSEI e outras lideranças indígenas.

Texto: Gracildo Kokama de SPO