Agricultores de B. Constant (AM) recebem capacitações técnicas

Beneficiados são moradores das comunidades de São João de Veneza, Feijoal, Bom Pastor, Pesqueira e outras.

16
Foto: Facebook Mauricio Veloso

Moradores de Benjamin Constant, no Alto Solimões, receberam qualificação para garantir o fortalecimento da agricultura familiar das comunidades rurais, mantendo a qualidade de vida e do meio ambiente. A capacitação foi proporcionada pela Prefeitura de Benjamin Constant, em parceria com o IFAM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, projeto Solimões Sustentável e SEPROR – Secretaria de Produção Rural do Amazonas. Mais de 200 agricultores participaram das capacitações nas comunidades de São João de Veneza, Feijoal, Bom Pastor, Pesqueira,  Santa Luzia, Nova Aliança e outras.

Maurício Veloso, engenheiro agrônomo, disse que as oficinas de capacitação, buscam difundir práticas agroecológicas que visam a recuperação e manutenção da fertilidade dos solos por meio de sistemas orgânicos de produção, a redução da ocorrência de pragas e doenças com o uso de defensivos naturais e o aumento da produtividade dos agroecossistemas de produtores familiares.

Maurício, ressaltou ainda que produtores que usam agrotóxicos não podem participar das oficinas, que visa também evitar o êxodo rural e a qualidade alimentar das comunidades.

Apoio as casas de vegetação, criação de frango caipira e de postura, produção de mudas, controle de pragas, melhoramento das hortaliças e frutas, plantio da banana foram alguns dos temas abordados durante as oficinas.

Texto: Marcello Bhacana- Rádio Nacional